domingo, 1 de julho de 2012

Quantos litros de água devo beber por dia?

Você já deve ter ouvido falar que quanto mais água beber, melhor. Você também pode já ter lido recentemente que água demais faz mal. E agora, qual a verdade? Quantos litros de água se deve beber por dia? O ideal é beber a cada hora ou somente quando sentir sede?

Porque no mínimo dois litros?
A crença de que o mínimo de água que se deve tomar por dia são oito copos ou um litro começou com um estudo feito há 15 anos. Os pesquisadores concluíram que um adulto saudável médio perde cerca de dois litros de líquidos por dia. A partir disso, deduziram que a ingestão de água deveria ser a mesma. Há ainda quem fale que o ideal são três ou quatro litros por dia.

O que é a sede?
A sede que sentimos é a informação que o corpo nos envia de que precisa de água para manter suas funções. Assim, desde que você beba líquidos sempre que sentir sede, está garantindo a hidratação mínima para seu organismo. Para isso, a média é de um a dois litros por dia. Entretanto, o melhor é se antecipar à sede. E cuidado. Algumas situações influenciam a percepção da necessidade de água, como febre alta ou coma. Além disso, idosos sofrem alterações nessa regulação, sentindo menos sede do que deveriam, portanto precisam lembrar de tomar água mesmo quando não estão com sede.

O que acontece se tomar pouca água?
Quem toma pouca água tem sintomas como dor de cabeça, prisão de ventre, dificuldade na digestão (pela diluição do suco gástrico), dores musculares e nas articulações. O excesso de líquidos também dilata o estômago, podendo aumentar a quantidade de comida ingerida. Há ressecamento de pele, olhos e cabelo. Em casos mais severos, pode acontecer também cansaço, sonolência e dificuldade de concentração.

O que acontece se beber muita água?
A ingestão de água em excesso pode prejudicar o aparelho urinário, pois sobrecarrega os rins e leva ao aumento da eliminação de sais minerais como sódio e potássio, desequilibrando o funcionamento do organismo.

Qual o mínimo de água que devo ingerir?
Alguns médicos afirmam que um litro de líquidos (água, chás, sucos e leite) por dia é suficiente. Essa quantidade é complementada pela alimentação, pois diversos alimentos, principalmente frutas e legumes, são ricos em água. Os alimentos fornecem aproximadamente um litro, ou seja, completando os dois litros normalmente recomendados.

Quantos litros preciso beber?
A quantidade exata de água ideal, porém, varia para cada pessoa. Pessoas que suam muito, por exemplo, precisam de um pouco mais de água. Locais frios diminuem a evaporação de líquidos através do suor, reduzindo a necessidade. Atletas e pessoas com grande desgaste físico devem beber ainda mais do que os dois litros.

Especialistas sugerem um teste para avaliar quanta água ser organismo consome. Você deve se pesar no começo do dia e depois de duas horas de trabalho. A diferença no peso é a quantidade de líquido que precisa repor (cada grama equivalendo a um mililitro de água).

Quer ter certeza de quanto de água você precisa? Consulte um nutricionista, que vai avaliar seu estilo de vida, sua composição corporal e sua alimentação, para calcular quanto seu organismo gasta, quanto repõe com alimentos e quanto deve ser completado com água.

E as crianças?
Bebês até seis meses mantêm-se hidratados com o leite materno. Até o final da infância, a necessidade é de meio litro a um litro de água. Não esqueça de sempre oferecer líquidos às crianças. No meio das brincadeiras, dificilmente elas lembram de parar por causa de um copo d’água

Nenhum comentário:

Postar um comentário